Asset Publisher

Back

França reconhece soluções portuguesas de governo eletrónico

 

 

A Presidência Francesa do Conselho da União Europeia lançou o concurso "Tech for Government" para distinguir soluções tecnológicas desenvolvidas pelas administrações públicas europeias, com base em critérios como o potencial de reutilização, interoperabilidade, utilização de código aberto e impacto no público-alvo. 

 

Neste contexto, as candidaturas nacionais relativas ao id.gov.pt (carteira digital mobile) e Participa.gov (portal nacional de participação pública) foram selecionadas para a segunda fase, tendo a AMA integrado o restrito leque de países que apresentaram as suas soluções ao júri da iniciativa na sessão de pitch (virtual) realizada no passado dia 10 de janeiro. 

 

No final do evento, o id.gov.pt foi selecionado como um dos sete projetos que serão apresentados no próximo dia 10 de fevereiro, aos ministros europeus da Administração Pública, em Estrasburgo, na reunião ministerial da EUPAN (European Network of Public Administration) a realizar sob a égide da Presidência francesa do Conselho da União Europeia.

 

O id.gov.pt é a aplicação oficial de acesso a documentos digitais emitidos pelo Estado Português. Através da aplicação móvel os cidadãos podem guardar, consultar e partilhar, em qualquer momento, os dados dos seus documentos de identificação.

 

A aplicação, disponível para Android, iOS e Huawei, permite guardar e consultar documentos como o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução, o Documento Único Automóvel – DUA, o Cartão da ADSE, o documento de Identificação Digital da Defesa e o Cartão de Antigo Combatente, com recurso à Chave Móvel Digital. 

 

Trata-se da primeira aplicação móvel que permite aos utilizadores gerar, através de autenticação segura, versões digitais de documentos de identificação pessoal com valor jurídico.