Asset Publisher
AMA, NOVA IMS E CVTT-ISCTE apresentam Polo de Inovação Digital para a Administração Pública
A Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a NOVA Information Management School (NOVA IMS) da Universidade Nova de Lisboa e o Centro de Valorização e Transferência de Tecnologias do Iscte (CVTT-ISCTE), apresentaram, no dia 26 de janeiro, o Polo de Inovação Digital AI4PA – Artificial Intelligence for the Public Administration, ou Inteligência Artificial e Ciência de Dados no Setor Público.
O AI4PA, foi lançado num evento online e visa apoiar a otimização das políticas públicas nas várias áreas de governação através da promoção de soluções digitais inovadoras com base na Inteligência Artificial e Ciência de Dados.
O objetivo do Polo é apoiar a transição digital nas várias áreas de intervenção do Estado, a diferentes escalas territoriais, através do desenvolvimento de serviços e soluções inovadoras assentes em ciência dos dados e inteligência artifical, assim como aumentar as competências das entidades públicas e das pequenas e médias empresas (PME) que lhes prestam serviços.
A AMA irá assumir a coordenação geral deste polo, que reúne mais de duas dezenas de parceiros, entre administração (central, regional e local), academia e empreas, facilitando o contacto com outras entidades da AP, partilhando experiências nos domínios da aplicação de soluções digitais à AP e contribuindo para a disseminação de boas práticas.
Para Sara Carrasqueiro, membro do Conselho Diretivo da AMA, "uma das nossas missões passa por promover a modernização da prestação e distribuição de serviços públicos orientados para a satisfação das necessidades dos cidadãos e das empresas. Nesse sentido, lideramos áreas como a estratégia e governação das TIC, identificação eletrónica, interoperabilidade, dados abertos, experiência do utilizador e acessibilidade, entre outros componentes base do governo digital em Portugal, e este projecto insere-se precisamente nesse eixo, com um foco especial na aceleração da transição digital em curso".
"A NOVA IMS, enquanto escola líder na área da gestão de informação e ciência dos dados, tem colocado a transição digital e a construção de um novo paradigma de políticas públicas assentes em dados na linha da frente das suas prioridades, desde a sua concepção, passando pela sua implementação e monitorização, até à sua avaliação. É um dos protagonistas da inovação a que temos vindo a assistir na administração pública, nacional e local, no desenvolvimento de novas abordagens assentes em dados e na criação de mais valias para a sociedade, ao mesmo tempo que garante a proteção da privacidade dos cidadãos e a sua utilização ética. Isso é feito em processos de co-criação e abordagens analíticas, colocando os cidadãos e as empresas no centro, o que agora ganha um forte impulso com a criação deste polo de inovação digital. O AI4P, com todos os parceiros que o suportam, tem como ambição ser o catalisador que, tirando partido da ciência dos dados, do conhecimento disponível e das competências do consórcio, irá ser o motor da inovação e desenvolver uma nova geração de produtos e serviços da administração pública em Portugal", considera Miguel de Castro Neto, subdirector da NOVA IMS.
"Importa apoiar a transição digital da administração pública através do recurso à Inteligência Artificial e outras tecnologias inovadoras com o objetivo de aumentar a eficácia e a eficiência das políticas públicas e a qualidade dos serviços públicos, otimizando, monitorizando e avaliando as políticas nas várias áreas da governação, fomentando a adoção de dados abertos, capacitando os respetivos técnicos e líderes e envolvendo também os cidadãos e as empresas, que é o que o AI4PA se propõe levar a cabo. O ISCTE tem assumido um papel de liderança, no domínio das políticas públicas e da ciência dos dados, e pretende neste projeto dar o seu contributo no apoio à transformação digital da Administração Pública com abordagens de Inteligência Artificial, em estreita parceria com a AMA, NOVA IMS e os restantes parceiros" acrescenta, José Miguel Sales Dias, Professor Associado com Agregação do ISCTE.
Este projeto tem muitos outros parceiros envolvidos, apesar de ter três entidades a assumir maior destaque e com pepal de coordenação. A lista de membros também inclui a Associação Empresarial de Sintra, a Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria, a Associação Nacional de Pequenas Médias Empresas, a Audax, a Cisco, a CoLABOR, a Esri Portugal, a Mentortec, a MORE CoLAB, a UGT - União Geral de Trabalhadores, a Uninova, a Câmara Municipal de Sintra, a Câmara Municipal de Viseu, a Comunidade Intermunicipal do Oeste, bem como a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência e o Gabinete de Estratégia e Planeamento, num esforço conjunto para aprofundar parcerias em áreas técnico-científicas no âmbito de atuação deste protocolo.
Sobre a AMA
A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) é o instituto público que prossegue as atribuições de modernização, simplificação e transformação digital da administração pública, sob tutela da Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa em três áreas principais: transformação digital, prestação de serviços públicos (físicos e digitais) e inovação e participação pública. A AMA lidera áreas como a estratégia e governação das TIC, identificação eletrónica, interoperabilidade, dados abertos, experiência do utilizador e acessibilidade, entre outros componentes base do governo digital em Portugal. A AMA irá assumir a coordenação geral do polo, facilitar o contacto com outras entidades da AP, partilhar experiências nos domínios da aplicação de soluções digitais à AP e contribuir para a disseminação de boas práticas.
Sobre a NOVA IMS
A NOVA Information Management School (NOVA IMS) é a escola de Gestão de Informação e Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa. Dedica-se à conversão de dados em valor ("From Data to Value"), através de um vasto conjunto de atividades de ensino, investigação e projetos com empresas ou em parceria com outras instituições. A qualidade da sua formação é reconhecida globalmente, através de diferentes acreditações, nacionais e internacionais, e posições de destaque alcançadas nomeadamente no ranking Eduniversal (seis dos seus mestrados e pós-graduações reconhecidos entre os melhores do mundo nas respetivas áreas). A NOVA IMS possui mais de 30 anos de experiência acumulada no tratamento e análise de dados, que agora coloca ao serviço da transformação digital e dos ambientes de "Big Data" em que vivemos, nomeadamente através do NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, um dos NOVA ANALYTICS LABS powered by NOVA IMS. Conta hoje com mais de 2700 alunos, provenientes de mais de 70 países diferentes, e elevados níveis de internacionalização em todas as atividades que desenvolve a partir de Lisboa para o mundo.
Sobre o CVTT-ISCTE
A CVTT-ISCTE - Associação Iscte Conhecimento e Inovação - Centro de Valorização e Transferência de Tecnologias do Iscte que inclui oito unidades de investigação das áreas das ciências sociais e humanas (economia e gestão, sociologia, políticas públicas, psicologia, antropologia, arquitectura) e tecnologias digitais (ciência de dados, inteligência artificial, informática e telecomunicações). Este Centro reúne as competências essenciais para oferecer soluções digitais, incluindo as baseadas em Inteligência Artificial, aplicadas à administração pública e às políticas públicas. A CVTT-Iscte também fornece as instalações e equipamento necessários para as actividades do consórcio, bem como serviços de apoio. O Iscte - Instituto Universitário de Lisboa é uma instituição pública de ensino universitário criada em 1972. Com mais de 10 mil estudantes em programas de graduação (44%) e pós-graduação (56%), 390 docentes (ETI), 390 investigadores a 100% e 270 funcionários não docentes, o Iscte orgulha-se de ser uma das universidades mais dinâmicas e inovadoras do país.