Asset Publisher

Back

«Open Gov Week» de 16 a 20 de maio

 

A Parceria para a Administração Aberta, OGP - Open Government Partnership é uma iniciativa multilateral que visa garantir compromissos concretos dos governos para promover a transparência, fomentar a participação pública, combater a corrupção e utilizar as novas tecnologias para fortalecer a democracia participativa. 

 

Pretende que os governos se tornem mais transparentes, mais responsáveis e mais próximos dos cidadãos para disponibilizarem melhores serviços públicos, o que exigirá, em muitos casos, uma mudança cultural que garanta maior diálogo e colaboração entre os governos e a sociedade civil.

 

No âmbito desta parceria, realiza-se anualmente a OGW - Open Gov Week, uma semana dedicada à discussão de novas formas de responder às necessidades dos cidadãos. Em 2022 a iniciativa irá decorrer na semana de 16 a 20 de maio e será promovida em mais de 60 países, com o objetivo de cocriar reformas ambiciosas para impactar a vida das pessoas.

 

Durante a OGW debatem-se os temas fundamentais de Administração Aberta, reforçando-se parcerias para a concretização dos 9 compromissos estabelecidos no II Plano de Ação Nacional de Administração Aberta (2021-2023).

 

Em Portugal, a AMA - Agência para a Modernização Administrativa, através do LabX – Centro para a Inovação no Sector Público é a entidade que coordena a participação Nacional e irá promover vários debates e workshops subordinados a temas como: dados abertos, cibersegurança, administração aberta, acesso à informação e cidadania.

 

Consulte mais informação, no endereço: https://ogp.eportugal.gov.pt/cronograma-de-atividades