Asset Publisher

Back

DESI: Portugal ocupa a 15.ª posição na edição de 2022

 

A edição de 2022 do Índice de Digitalidade da Economia e Sociedade (IDES), coloca Portugal no 15.º lugar entre os 27 Estados-Membros da União Europeia (EU). A posição alcançada este ano supera o resultado da edição do ano anterior (2021), refletindo assim os esforços de desenvolvimento digital da sociedade e da economia nacionais.

 

Na Dimensão «Capital Humano», Portugal ocupa a 14.ª posição, tendo subido quatro posições em relação a 2021, posicionando-se agora ligeiramente acima da média da EU. Nesta dimensão o destaque vai para os resultados obtidos nos indicadores da percentagem de mulheres especialistas em TIC e as empresas que dão formação em TIC. 

 

Na dimensão «Integração das Tecnologias Digitais», Portugal ocupa o 12.º lugar, tendo-se registado, também, uma subida no ranking em cinco posições, relativamente ao ano de 2021. Para este feito, muito contribuiu a performance dos indicadores referentes à partilha de informação por via eletrónica, que ultrapassa largamente a média da UE (52%/38%) e a utilização de meios de comunicação social pelas empresas. Em adição, Portugal assume ainda uma posição de liderança na adoção de Inteligência Artificial e na percentagem de empresas que utilizam as TIC com um grau de intensidade média/alta em prol da sustentabilidade ambiental (86%), um valor que está significativamente acima da pontuação média da UE (66%).

 

Se atendermos às dimensões «Serviços Públicos Digitais» e «Conectividade», Portugal ocupa as 14.ª e 18.ª posições, respetivamente. Na dimensão «Serviços Públicos Digitais» o País está acima da média registada nos restantes países da EU nos serviços direcionados aos cidadãos, e nos serviços públicos digitais para empresas, o desempenho nacional situa-se ao nível da média da UE.

 

No que diz respeito à dimensão da «Conectividade», apesar de apresentar um dos melhores desempenhos em cobertura de banda larga rápida e cobertura de rede fixa de alta capacidade, o indicador que corresponde à cobertura 5G penaliza significativamente a posição nacional nesta dimensão.

 

De acrescentar, também, que 11 dos indicadores do Índice de Digitalidade da Economia e Sociedade 2022 aferem a concretização das metas definidas na Década Digital. No futuro, o DESI será alinhado de forma ainda mais estreita com a Década Digital, por forma a garantir que todas as metas sejam abordadas nos relatórios.