Asset Publisher

Back

O Dados.gov.pt está online há 11 anos

 

 

A 24 de novembro de 2011, era apresentado o portal nacional de dados abertos: dados.gov.pt.

 

Já na sua segunda versão, com uma plataforma tecnológica mais dinâmica, mais atualizada e mais inclusiva, o portal tem prosseguido a sua missão de angariar, referenciar e agregar dados abertos de diferentes domínios e sistemas da Administração Pública.

 

A 26 de agosto de 2021, com a publicação da Lei n.º 68/2021, que aprovou os princípios gerais em matéria de dados abertos e reutilização de informação do setor público, o portal dados.gov foi reconhecido juridicamente como o portal central de dados abertos em Portugal, um passo importante na disponibilização dos dados detidos e produzidos por entidades públicas no nosso País, alargando assim o acesso do cidadão e empresas a dados do setor público.

 

Desenvolvido e gerido pela AMA, o Dados.gov funciona como um portal de indexação para outros portais e catálogos de dados abertos, setoriais, como a saúde, a justiça ou o ambiente, ou locais, como as autarquias, sendo também fonte de informação para o portal Mais Transparência, disponível em transparência.gov.pt

 

A sua evolução e crescimento são representados pela disponibilização de dados de 150 organizações, mais de 5000 utilizadores e 5691 datasets (conjuntos de dados), que já originaram 60 reutilizações. Tudo isto com uma média mensal de visitantes situada nos 32300.

 

A importância da disponibilização de dados abertos de qualidade no contexto nacional e europeu é uma premissa importante em várias áreas da sociedade, nomeadamente em matéria de governo aberto, combinando princípios como a transparência, a participação e a colaboração, para que a informação ao serviço dos cidadãos e da sociedade civil possa continuar a crescer, permitindo que possam beneficiar de mais e melhor informação.

 

Abrir, partilhar, construir … e voltar a repetir esta sequência. A reutilização dos dados está inerente à política de dados abertos e permite à sociedade, ciência e tecido empresarial a valorização da informação produzida.

 

Neste sentido, Dados.gov continuará a promover, identificar e comunicar as melhores práticas para a reutilização de dados, quer seja desenvolvendo soluções inovadoras, quer seja criando valor social e económico ou simplificando a interpretação de informação mais complexa.