Asset Publisher

Back

LabX colabora com a região do Algarve na criação da primeira plataforma regional para a redução do risco de catástrofes

 

Decorreu hoje, dia 19 de janeiro, na sede da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), a cerimónia pública que formalizou a constituição da Plataforma Regional para a Redução do Risco de Catástrofes do Algarve. O evento contou com a presença da vogal do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA), Elsa Castro.

 

A criação desta Plataforma teve como parceiro metodológico, o LabX - Centro para a Inovação no Setor Público, unidade orgânica da AMA, que prestou apoio à equipa de projeto, constituída por técnicos da AMAL e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), durante as várias fases do projeto, numa abordagem inovadora, potenciando a cocriação e incutindo a adoção de competências e atitudes orientadas a um serviço público centrado nos cidadãos e no desenvolvimento. 

 

A Plataforma, a primeira a nível regional, resultou do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto «Região Resiliente 2.0» e surge como solução para dotar o Algarve de um modelo de governança, para a integração mais eficaz das medidas de redução de risco de catástrofes, e tornar a região mais resiliente e adaptada às alterações climáticas.

 

Além da AMAL, assinaram o memorando de adesão à Plataforma a ANEPC, a Agência para a Gestão Integrada dos fogos Rurais (AGIF), a Universidade do Algarve, a GNR, a Safe Communities Portugal, a Águas do Algarve, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, a Associação do Turismo do Algarve e os 16 municípios da região.