Asset Publisher

Back

id.gov.pt já tem o novo Cartão de Profissional da Cultura

 

O cartão de profissional da área da cultura é o mais recente cartão disponibilizado na Carteira Digital, a aplicação id.gov.pt, resultado do trabalho conjunto entre a Agência para a Modernização Administrativa, I.P (AMA) e a Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC). Este cartão surge na sequência do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura, aprovado no Decreto -Lei n.º 105/2021, de 29 de novembro.


O id.gov.pt é uma carteira digital de acesso a documentos, emitidos pelo Estado Português que permite ao cidadão guardar, consultar e partilhar, através do telemóvel, os seus dados de identificação. 


Para além do acesso seguro, com autenticação através da Chave Móvel Digital, a aplicação está dotada de elementos visuais de segurança que permitem aferir sobre a autenticidade dos mesmos, tendo a mesma validade legal dos documentos físicos. 


Destacam-se os dados de identificação constantes no documento físico, a esfera armilar, posicionada no centro do documento, em movimento rotativo e a indicação, em tempo real, da data e hora da última atualização dos dados do documento.