Asset Publisher

Back

Portugal preside ao Digital Nations e organiza Cimeira entre os países mais avançados em governo digital

O Digital Nations é um grupo multilateral restrito de 10 países digitalmente investidos, com o propósito de partilha de conhecimento e aceleração de uma sociedade mais digital, ágil e inclusiva.

A presidência rotativa do grupo cabe, este ano, a Portugal, sob a representação técnica da Agência de Modernização Administrativa.

Portugal assume a presidência rotativa do Digital Nations e organiza a Cimeira, que se realiza entre hoje e quarta-feira, em Lisboa. Este evento reúne decisores e especialistas nacionais e internacionais, empenhados na transformação da sociedade por meio da digitalização e da modernização administrativa do Estado.

O Digital Nations é um grupo de 10 países líderes em governo digital, que trabalham em conjunto para partilhar conhecimento e aprendizagens, com o objetivo de potenciar a tecnologia digital em benefício dos cidadãos. A presidência rotativa de Portugal tem como lema "Better Data, Better Society" ["Melhores Dados, Uma Sociedade Melhor"].

O evento pretende, assim, que Portugal coordene a reflexão sobre a importância dos dados como matéria-prima essencial para a transformação digital da sociedade, com a Dinamarca, Estónia, Canadá, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Reino Unido, Uruguai, Israel e México.

A Agência para a Modernização Administrativa, coordena a organização da Cimeira que vai reunir as delegações dos países que integram este grupo de nações digitalmente evoluídas.

A manhã de terça-feira é o ponto alto do evento, com a cerimónia e a assinatura da Declaração "Better Data, Better Society" ["Melhores Dados, Uma Sociedade Melhor"], na qual as nações presentes reafirmam o compromisso de trabalhar em conjunto para acelerar a transformação digital, com o objetivo de criar uma sociedade mais justa e com impacto efetivo na vida das pessoas.