Asset Publisher

Back

ePortugal celebra 5 anos com mais de 97 milhões de acessos

 

Hoje, dia 14 de fevereiro, sopramos as velas do 5º aniversário do ePortugal. São 5 anos a disponibilizar serviços, a simplificar a linguagem e a melhorar o dia-a-dia dos cidadãos e empresas.

 

O ePortugal é intuitivo, inclusivo e informativo e procura facilitar, cada vez mais, o relacionamento entre pessoas, empresas e a Administração Pública.

 

Desde a sua criação, em fevereiro de 2019, conta com mais de 97 milhões de acessos e 630 mil utilizadores registados para aceder aos mais de 2.200 serviços disponíveis, mantendo a missão de facilitar cada vez mais o relacionamento entre pessoas, empresas e a Administração Pública.

 

No ePortugal existem vários recursos para o esclarecimento de dúvidas, como: apoio por telefone, e-mail ou videochamada e, assistente virtual com recurso a Inteligência Artificial que apoia a navegação e que pode ajudar, por exemplo, na alteração de morada. Este serviço inovador já permitiu a realização por chatbot de mais de 1 milhão de conversas desde o seu lançamento em maio de 2023.

 

Enquanto principal ponto de entrada de cidadãos e empresas no acesso a serviços públicos em Portugal, construído de acordo com as suas necessidades, o ePortugal conta atualmente com mais de 610 entidades representadas e fornece informação sobre os seus serviços de forma prática e cómoda, minimizando deslocações e evitando tempos de espera prolongados.

 

Entre os serviços que podem ser realizados através do ePortugal estão a renovação e alteração de morada do Cartão de Cidadão, serviços de criação de empresa e pedidos de licenciamento de atividade económica, a geração de comprovativos de dados pessoais, como morada ou dados de identificação, e a obtenção de senhas digitais para ir à Loja de Cidadão.

 

Em cinco anos de existência, o portal já registou: 

1.7 milhões de alterações de morada do Cartão de Cidadão no ePortugal;
10 milhões de autenticações efetuadas;
670 mil renovações de Cartão de Cidadão;
640 mil serviços empresa.

 

O ePortugal, que está otimizado para ser utilizado através de qualquer dispositivo com acesso à internet, computador, smartphone ou tablet, em eportugal.gov.pt, destaca-se pelo seu cariz inovador e linguagem clara e simples, para ser acessível para todos.

 

Este portal veio substituir o antigo Portal do Cidadão, integrando todos os serviços que se encontravam no Portal do Cidadão e no Balcão do Empreendedor. A evolução para o ePortugal decorreu de uma medida SIMPLEX+ 2017 com o objetivo de organizar as informações e serviços eletrónicos em torno de eventos de vida das pessoas e empresas.