Asset Publisher
AMA promove encontro de especialistas em interoperabilidade
O Interoperable Europe Roadshow 2025, que teve lugar nos dias 18 e 19 de fevereiro, em Lisboa, juntou mais de uma centena de especialistas em interoperabilidade. Organizado pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), o evento contou com a participação de representantes da Comissão Europeia, do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), que foram oradores no evento e partilharam perspetivas sobre os desafios e oportunidades da transformação digital e da interoperabilidade.
Ao longo dos dois dias do roadshow foram realizadas palestras, workshops e sessões de networking, abordando temas como padrões abertos, integração de sistemas e colaboração entre organizações. O principal objetivo foi promover a adoção de práticas interoperáveis a nível nacional e transeuropeu, melhorando a eficiência e impulsionando a inovação nos serviços e produtos oferecidos ao cidadão. Neste contexto, foi destacada a participação portuguesa, através da AMA, no consórcio europeu INVEST, co-financiado pelo Programa Europa Digital e que visa apoiar os Estados-Membros na implementação do Regulamento "Europa Interoperável" [Regulamento (UE) 2024/903]. Este consórcio integra ainda a Grécia (coordenador), o Luxemburgo, a Hungria, a Polónia, a Finlândia e a Croácia.
A interoperabilidade refere-se à capacidade de diferentes sistemas, organizações ou entidades públicas de trabalharem em conjunto, assegurando a troca e utilização eficiente e segura de informações. Ao incentivar esta cooperação, o evento reforçou a importância da modernização administrativa e da transformação digital para a melhoria dos serviços públicos.