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MyMonitor: a peça-chave para auxiliar na monitorização do seu site

Apresentado durante as Jornadas de Acessibilidade e Usabilidade Digital 2025, realizadas entre os dias 13 e 14 de março, em Lisboa, o MyMonitor é uma plataforma inovadora que permite às entidades públicas monitorizar, de forma contínua e detalhada, a acessibilidade dos seus websites. Desenvolvida pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), esta ferramenta utiliza o mesmo motor de avaliação do AccessMonitor, mas disponibiliza um conjunto alargado de funcionalidades que a tornam mais poderosa e eficaz.
A grande vantagem do MyMonitor é a possibilidade de analisar múltiplas páginas em simultâneo, algo que o validador Accessmonitor não oferece. A plataforma permite aos gestores identificarem quais são as páginas que estão a comprometer a acessibilidade geral do site, facilitando a definição de prioridades para a sua melhoria.
"O MyMonitor representa um avanço essencial na promoção da acessibilidade digital em Portugal. Com esta plataforma, disponibilizamos às entidades públicas uma ferramenta robusta e intuitiva para monitorizar, de forma contínua e detalhada, a acessibilidade dos seus websites. Mais do que um simples validador, o MyMonitor permite identificar padrões, definir prioridades e atuar proativamente na melhoria da experiência digital para todos os cidadãos. É fundamental que todas as entidades, públicas e privadas, tenham presente que, para a transformação digital ser completa e efetiva, é necessário investir na digitalização dos serviços, mas também na melhoria da usabilidade e acessibilidade, colocando o cidadão no centro de todas as decisões", frisa Jorge Fernandes, do Núcleo de Experiência e Usabilidade da AMA.
Autenticação e acesso seguro
O acesso ao MyMonitor está reservado a responsáveis por websites ou a profissionais autorizados, garantindo a segurança e a confidencialidade dos dados. Para utilizar a plataforma, os utilizadores devem autenticar-se através do Cartão de Cidadão ou da Chave Móvel Digital, num processo gerido pela AMA. Cada utilizador terá acesso apenas aos sites para os quais foi previamente autorizado.
Importação e avaliação de páginas
A plataforma oferece várias opções para a importação das páginas a avaliar:
• Inserção manual de URLs;
• Carregamento de um ficheiro com os endereços das páginas;
• Importação de um sitemap em formato XML;
• Transferência das páginas já analisadas pelo Observatório da Acessibilidade Web.
No último caso, além das páginas, também será importada a última avaliação realizada pela AMA, mas qualquer nova análise feita no MyMonitor será independente da avaliação oficial do Observatório.
Funcionalidades avançadas para uma monitorização eficaz
Uma das funcionalidades mais inovadoras do MyMonitor é a "mancha de acessibilidade", que representa visualmente o nível de acessibilidade das páginas monitorizadas. Ela permite detetar rapidamente as páginas que fogem ao padrão e que necessitam de intervenção.
Além disso, os utilizadores podem consultar gráficos e tabelas que apresentam:
• A distribuição do índice AccessMonitor (de 1 a 10) no total das páginas que compõem a amostra;
• A descrição das boas e más práticas de acessibilidade encontradas na amostra de páginas em análise;
• O relatório AccessMonitor de cada uma das páginas da amostra com todos os testes efetuados, o número de ocorrências de cada um deles, o detalhe de cada ocorrência e em que linha do código a prática foi localizada;
• As práticas (boas ou más) mais frequentes encontradas no total das páginas que compõem a amostra;
• Os elementos específicos da página onde ocorrem os problemas.
A plataforma permite ainda a gestão ativa das avaliações, possibilitando a adição ou remoção de páginas monitorizadas e a solicitação de novas análises após a implementação de melhorias. O MyMonitor é o seu sistema de monitorização, completamente pessoal. Atualmente, os relatórios podem ser descarregados individualmente para cada página, mas, no futuro, será possível exportar relatórios completos de um site inteiro.
Pedido de acesso ao MyMonitor
Para obter acesso ao MyMonitor, as entidades devem enviar um e-mail para acessibilidade@ama.gov.pt, indicando:
• A entidade a que pertencem;
• O site que pretendem monitorizar;
• Os contactos necessários para validação.
Após a aprovação, será necessário fornecer o número do Cartão de Cidadão, uma vez que a autenticação na plataforma é feita através do serviço GOV.