Asset Publisher

Back

Jornada Académica dos Serviços Públicos apoia estudantes em todo o país

Em agosto e setembro, a Administração Pública estará ainda mais próxima dos jovens com a "Jornada Académica dos Serviços Públicos". Esta iniciativa vai, pela primeira vez, a cinco estabelecimentos de ensino superior de norte a sul do país, para permitir que os estudantes resolvam no local serviços públicos essenciais ao seu percurso académico.

Organizada pela Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE), a iniciativa tem início nos dias 26 e 27 de agosto, na Universidade de Coimbra, acompanhando o arranque das matrículas para o ano letivo de 2025/2026. A Jornada continuará depois o seu percurso por outras instituições de ensino: de 3 a 5 de setembro passará pela Nova SBE, em Carcavelos; no dia 8 de setembro estará na Universidade do Algarve, em Faro; a 9 e 10 de setembro segue para a Universidade do Minho, em Braga; e, de 15 a 19 de setembro, chegará também à Universidade do Porto.

Durante as datas indicadas, será instalado um espaço gov.pt nas universidades de Coimbra, do Algarve e do Minho, onde os estudantes poderão tratar de serviços públicos essenciais com o apoio de uma equipa especializada. Já na Nova SBE, no piso 1, e na Universidade do Porto, no Pólo Zero, o mesmo apoio e serviços estarão disponíveis através dos Espaços Cidadão já existentes nestas instituições.

Os estudantes terão a oportunidade de resolver no local, de forma imediata, diversos serviços públicos essenciais. Entre eles, a alteração de morada, a ativação da Chave Móvel Digital, a instalação da app gov.pt com a integração de documentos digitais, como o cartão do aluno e o cartão jovem, os pedidos de Cheque Nutricionista e Cheque Psicólogo, o pedido do Cartão Europeu de Seguro de Doença, bem como a subscrição de jornais e revistas digitais.

A "Jornada Académica dos Serviços Públicos" pretende apoiar os estudantes do ensino superior numa fase determinante, disponibilizando no próprio espaço académico serviços públicos que assumem particular importância ao longo do seu percurso universitário e pessoal. Mais do que uma presença pontual, esta iniciativa reforça que os serviços públicos estão disponíveis para os estudantes ao longo de todo o ano, seja através dos Espaços Cidadão já instalados no Pólo Zero da Universidade do Porto ou no Espaço Cidadão Lab. da Nova SBE, seja através das 76 Lojas de Cidadãos e dos mais de 980 Espaços Cidadão disponíveis em todo o país.

A Jornada é também uma oportunidade para dar a conhecer a Academia Portugal Digital, que permitirá aos estudantes e docentes realizarem diagnósticos e inscreverem-se em cursos gratuitos que reforçam competências digitais essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Com esta iniciativa, a marca gov.pt reforça o seu papel na modernização dos serviços públicos, apostando em soluções inovadoras e adaptadas a diferentes momentos da vida dos cidadãos. A criação de stands temporários gov.pt e a disponibilização de serviços digitais diretamente nas universidades são um exemplo claro de como a Administração Pública se reinventa para estar mais acessível, próxima e inclusiva.