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INVEST promove workshop sobre interoperabilidade digital na Europa
2025-06-24
INVEST promove workshop sobre interoperabilidade digital na Europa
2025-06-24
O consórcio europeu INVEST vai promover, no próximo dia 17 de julho de 2025, um workshop online dedicado à interoperabilidade de serviços digitais públicos na União Europeia. A iniciativa será dinamizada pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), enquanto membro do projeto, e contará com a participação de representantes da administração pública, do setor privado e do meio académico (evento em língua inglesa).
Cofinanciado pelo Programa Europa Digital, o projeto INVEST decorre entre janeiro e dezembro de 2025 e reúne parceiros de vários Estados-Membros com o objetivo de reforçar a capacidade das administrações públicas na criação e gestão de serviços digitais interoperáveis e transfronteiriços, apoiando a implementação do Regulamento (UE) "Europa Interoperável.
O workshop tem como objetivo promover a partilha de diferentes perspetivas sobre os desafios e oportunidades associados à interoperabilidade digital na Europa, fomentando um diálogo aberto entre representantes da administração pública, do setor privado e do meio académico. O debate contará com a participação de Luis Valente, especialista em interoperabilidade da AMA, Teresa Mesquita, membro do Conselho de Administração da SIBS - Forward Payment Solutions, e Delfina Soares, Diretora da Unidade Operacional de Governação Eletrónica Orientada por Políticas da Universidade das Nações Unidas.
A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia aqui.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação
Mestres do Digital continuam a capacitar cidadãos em todo o país
2025-06-23
Mestres do Digital continuam a capacitar cidadãos em todo o país
2025-06-23
O programa "Mestres do Digital – Segurança em Cada Clique", promovido pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e integrado no Plano de Ação 2025-2026 da Estratégia Digital Nacional, continua a reforçar o seu compromisso com a inclusão digital, a promoção da segurança online e o aumento da autonomia dos cidadãos na utilização dos serviços públicos digitais.
Desde a primeira sessão, realizada a 11 de fevereiro de 2025, no Espaço Cidadão de Ponte do Rol, em Torres Vedras, o programa já chegou a diversos públicos, desde o mais jovem até ao sénior, tendo passado por localidades como Fátima, Gouveia, Campo Maior e Albufeira. Até ao momento, já participaram mais de 300 pessoas nestas ações, o que evidencia o interesse e a necessidade crescente de capacitação digital em todo o país.
Durante as formações, os participantes podem aprofundar os seus conhecimentos sobre cibersegurança, explorar o potencial das ferramentas digitais ao serviço dos cidadãos e conhecer melhor soluções essenciais como a Chave Móvel Digital (CMD) e a aplicação gov.pt. O objetivo principal do programa é capacitar os cidadãos para uma utilização segura, autónoma e confiante dos serviços públicos digitais, promovendo uma sociedade digitalmente mais inclusiva e informada.
O programa encontra-se atualmente em fase piloto em 20 Espaços Cidadão, prevendo-se a sua expansão a toda a rede nacional até ao final de 2026. As sessões mais recentes, dinamizadas pela Academia AMA, apostaram em atividades práticas e envolventes, desenhadas para superar barreiras e desfazer preconceitos.
A participação tem superado as expectativas, com uma adesão entusiástica e índices de satisfação superiores a 85%. Muitos participantes têm levado os conhecimentos adquiridos para as suas comunidades, multiplicando o impacto da iniciativa. Para complementar as sessões, a Academia AMA criou também o "Guia da Família Digital", um recurso pedagógico fundamental disponível online, que apoia a utilização segura e eficaz das tecnologias digitais no quotidiano das famílias.
Com esta iniciativa, a AMA reforça o seu compromisso em garantir que todos os cidadãos tenham acesso às competências digitais necessárias para acompanhar a evolução dos serviços públicos, promovendo assim a inclusão e a literacia digital em Portugal.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação
Cartão do Cuidador Informal já disponível na aplicação gov.pt
2025-06-20
Cartão do Cuidador Informal já disponível na aplicação gov.pt
2025-06-20
Os Cuidadores Informais com estatuto reconhecido já podem aceder ao seu Cartão do Cuidador Informal através da aplicação gov.pt, a carteira digital que permite gerir, de forma simples e segura, documentos oficiais com validade legal.
O Cartão do Cuidador Informal reconhece formalmente o estatuto e os direitos de quem presta cuidados a pessoas em situação de dependência, com deficiência ou incapacidades, independentemente da idade.
Desenvolvida pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a aplicação gov.pt integra num único canal funcionalidades anteriormente distribuídas por várias plataformas digitais, como o ID.gov e a Autenticação.gov. Esta centralização permite aos cidadãos aceder de forma mais prática a dezenas de serviços públicos digitais.
Entre as principais funcionalidades da app, destaca-se a disponibilização de 25 documentos oficiais em formato digital, como o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução e, agora, o Cartão do Cuidador Informal.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação
AMA leva serviços públicos ao Primavera Sound Porto
2025-06-09
AMA leva serviços públicos ao Primavera Sound Porto
2025-06-09
A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) marca presença pela primeira vez no Primavera Sound Porto, que decorre de 12 a 14 de junho no Parque da Cidade. Com o objetivo de aproximar os serviços públicos dos cidadãos e promover a transformação digital da Administração Pública, a AMA apresenta o stand gov.pt, um espaço onde será possível aceder a serviços públicos digitais de forma simples, rápida e eficiente.
O espaço gov.pt, localizado na zona do Queimódromo, oferece a possibilidade de resolver questões importantes do quotidiano de forma rápida e eficiente, através do portal único de acesso a serviços públicos, o gov.pt. Com o apoio personalizado de uma equipa especializada, o público do Primavera Sound Porto tem à disposição um catálogo com dez serviços públicos para realizar de forma simples e rápida.
Os tempos de espera entre concertos podem ser aproveitados para tratar dos mais diversos assuntos como alteração de morada, renovação do Cartão de Cidadão, ativação da Chave Móvel Digital, adição de documentos de identificação na app gov.pt, renovação da carta de condução, consulta do histórico de contraordenações rodoviárias, pedido de Cheque Nutricionista e Cheque Psicólogo, pedido do Cartão Europeu de Seguro de Doença, subscrição de jornais ou revistas através do programa de oferta de assinaturas digitais para jovens (Portugal MediaLab), entre outros.
A presença da AMA no Primavera Sound Porto é um passo importante na promoção da inclusão e acessibilidade digital, ao levar os serviços públicos diretamente até onde estão as pessoas. Com esta ação, reforça-se o compromisso com a modernização, a literacia digital e a presença da Administração Pública em contextos de cultura, diversidade e participação.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação
Megatendências 2050: um relatório a olhar para o futuro de Portugal
2025-06-04
Megatendências 2050: um relatório a olhar para o futuro de Portugal
2025-06-04
O relatório "Megatendências 2050 – O mundo em mudança: Impactos em Portugal", elaborado pela Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública (REPLAN), com o apoio do PLANAPP, apresenta uma análise das nove megatendências que vão condicionar o futuro de Portugal até 2050. A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) é membro da REPLAN e participou ativamente neste processo.
Este relatório, que aprofunda a brochura "Introdução às Megatendências 2050", publicada em 2024, visa esclarecer a ação presente à luz dos futuros possíveis e preferíveis, fornecendo pistas e contributos para as decisões estratégicas. É, por isso, uma ferramenta relevante para a construção de cenários e de uma visão sobre o que queremos que Portugal seja em 2050.
O exercício prospetivo realizado no quadro da elaboração deste relatório adotou uma abordagem multidisciplinar e sistémica, integrando dados, provas empíricas e uma diversidade de perspetivas recolhidas através de workshops, webinars e entrevistas, que envolveram mais de 80 peritos e entidades de diversas áreas.
É de destacar que o processo de conceção e redação do relatório, incluindo a identificação das megatendências, a organização dos workshops e outros eventos e a promoção do concurso de jovens criadores, contou com a participação de vários serviços da administração pública que, de modo colaborativo e em rede, se encontraram ao longo de dois anos para concretizar este trabalho.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação