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AMA realiza webinar sobre o poder dos dados abertos em Portugal
2024-12-06
AMA realiza webinar sobre o poder dos dados abertos em Portugal
2024-12-06
A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) promove, no próximo dia 11 de dezembro, entre as 16h e as 17h10, o webinar "O poder da disponibilização dos dados abertos: casos de sucesso e lições aprendidas". Este evento faz parte da série de webinars organizados pela AMA para fortalecer o ecossistema e a comunidade de dados abertos em Portugal.
O webinar reunirá especialistas e organizações relevantes para partilhar experiências e boas práticas no uso de dados abertos, destacando casos de sucesso e as lições aprendidas ao longo do processo.
Programa do Evento:
16h00 | Boas-vindas e acolhimento
16h05 | Apresentação da Câmara Municipal do Fundão
16h20 | Apresentação do DataCoLAB
16h40 | Apresentação da Google
17h00 | Sessão de Perguntas e Respostas; Encerramento
Este webinar visa promover a colaboração entre entidades públicas e privadas, estimulando a utilização dos dados abertos para fomentar a inovação e o desenvolvimento sustentável em Portugal. Não perca a oportunidade de participar neste evento e contribuir para o fortalecimento da comunidade de dados abertos.
A inscrição para o evento é gratuita e pode ser realizada através do preenchimento do formulário de inscrição disponível no site.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação
Abertura do Centro de Atendimento Consular para a Áustria
2024-11-29
Abertura do Centro de Atendimento Consular para a Áustria
2024-11-29
A partir do dia 28 de novembro de 2024 entra em funcionamento o Centro de Atendimento Consular para a Áustria, que assegurará o atendimento, através de telefone e e-mail, a todos os utentes que necessitem de contactar e obter informação junto da Secção Consular da Embaixada de Portugal em Viena, cuja jurisdição abrange a Áustria e a Eslovénia.
O Centro de Atendimento Consular para a Áustria poderá ser contactado através do número telefone +(43) 012530958 e do formulário de contacto disponível no Portal das Comunidades.
O Centro de Atendimento Consular disponibiliza também o serviço de assistência por videochamada na realização online de serviços públicos, mediante agendamento prévio.
O horário de atendimento telefónico decorrerá todos os dias úteis entre as 09h00 e as 17h00 (hora da Áustria).
Fora do seu horário de funcionamento, o Centro de Atendimento Consular faculta informações automatizadas de índole consular.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação
Bombarral inaugura Loja de Cidadão
2024-11-28
Bombarral inaugura Loja de Cidadão
2024-11-28
A Loja de Cidadão do Bombarral foi inaugurada esta quarta-feira, 27 de novembro, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, do secretário de Estado da Modernização e Digitalização, Alberto Rodrigues da Silva, da presidente da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), Sofia Mota, e do presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes.
Situada na Rua do Comércio, uma das principais artérias da vila, a Loja de Cidadão vai permitir centralizar, num único local, os serviços da Autoridade Tributária, Segurança Social, Instituto dos Registos e Notariado e Espaço Cidadão. O novo espaço conta com um horário de funcionamento das 9h às 16h, de 2ª a 6ª feira.
O investimento na nova Loja de Cidadão do Bombarral foi suportado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) através da Agência para a Modernização Administrativa. Atualmente existem 73 Lojas de Cidadão espalhadas pelo País, que traduzem os esforços de aproximação entre os diferentes serviços públicos e os cidadãos, numa lógica de atendimento mais próximo, inclusivo e eficiente.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação
Aberta consulta pública para novo regime jurídico de cibersegurança em Portugal
2024-11-27
Aberta consulta pública para novo regime jurídico de cibersegurança em Portugal
2024-11-27
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação
Estratégia Digital Nacional: documento está em Consulta Pública
2024-11-27
Estratégia Digital Nacional: documento está em Consulta Pública
2024-11-27
A Consulta Pública que prevê o desenvolvimento de uma infraestrutura de cloud soberana e a criação de uma bolsa de horas para a Administração Pública (AP) com o intuito de prestar uma resposta mais "musculada" em caso de ciberataques, está aberta a receber contributos, até ao dia 5 de dezembro.
A criação da cloud induz à oferta de soluções de armazenamento digital acessível para as PME com dificuldades no acesso a serviços de computação em nuvem, ao passo que, a criação de uma bolsa de horas para as entidades da AP, pretende ser um recurso valioso no momento de enfrentar possíveis ataques cibernéticos, garantindo que, em momentos críticos, as entidades públicas mobilizem o apoio necessário para mitigar danos e restaurar operações com a maior rapidez possível.
A Estratégia Digital Nacional será lançada pelo Governo até ao final deste ano, pelo que até à data de término da Consulta Pública, qualquer pessoa ou organização poderá consultar a versão preliminar da estratégia e partilhar contributos e sugestões.
Esta Estratégia emerge com o propósito de construir "um Portugal onde o Digital Simplifica", atuando em quatro dimensões-chave: pessoas, empresas, Estado e infraestruturas.
O Governo vai definir 10 objetivos estratégicos e 10 metas a alcançar até 2030, através da implementação de 15 iniciativas. Desta forma, a Estratégia Digital Nacional foi desenhada tendo por base as ambições e especificidades nacionais, pretendendo reforçar o compromisso de Portugal com os objetivos e ambições da União Europeia até 2030, com o propósito de estar totalmente alinhada com o Programa da Década Digital.
No que respeita às infraestruturas, os objetivos estratégicos até 2030 são ter uma infraestrutura digital amplamente conectada, segura e resiliente, alinhada com as principais tendências digitais e que Portugal seja um país de referência na antecipação e implementação de inovações tecnológicas que elevem a qualidade de vida de toda a população.
Entre as várias iniciativas, consta ainda a Agenda Nacional de IA, que será apresentada no início de 2025, reforçando o propósito de auscultação de especialistas na área do digital, juntamente com o de Plano de Ação da estratégia para 2025-26 que está a ser ultimado, e que contará com uma definição das principais ações, o seu custo, fonte de financiamento, entidades responsáveis e entidades envolvidas, bem como indicadores de impacto.
A Estratégia Digital Nacional e o Plano de Ação 2025-26 serão aprovados até ao final do ano, em Conselho de Ministros. Ainda neste âmbito e para permitir acelerar a implementação da Estratégia Digital Nacional, será constituído um Grupo Técnico de Trabalho no âmbito do Conselho para o Digital na Administração Pública, com a participação das principais entidades responsáveis pelas iniciativas da Estratégia.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação