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“Quero ser Digital”: um curso da Academia Portugal Digital para quem quer melhorar os seus conhecimentos digitais
2024-07-26
“Quero ser Digital”: um curso da Academia Portugal Digital para quem quer melhorar os seus conhecimentos digitais
2024-07-26
O curso "Quero ser Digital" surge no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem como objetivos dar a perceber qual a importância do digital na vida dos cidadãos, mas também de uma empresa, compreender as implicações da segurança e utilização ética do digital, conhecer a Academia Portugal Digital e os seus programas, entre outros temas.
Este é o curso introdutório à Academia Portugal Digital, que poderá ser realizado de forma gratuita, até 19 de dezembro de 2024, e que vai permitir fazer o diagnóstico das suas competências digitais, aceder a um plano de formação personalizado e explorar a oferta formativa que mais se adapta aos seus interesses. Uma plataforma com várias oportunidades, para testar, melhorar e certificar o seu nível digital.
O curso é conduzido por Filomena Cautela, privilegiando-se uma jornada de aprendizagem divertida, leve e acompanhada, para que no futuro, os participantes se tornem verdadeiros cidadãos digitais. A participação no curso não tem restrições, é aberto a todos os que quiserem aprender a utilizar o mundo digital para melhorarem os seus negócios e os seus empregos.
Pode consultar toda a informação sobre o curso, bem como o seu respetivo modelo de avaliação aqui.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação
AMA inaugura novo e moderno Espaço Cidadão na Freguesia de Póvoa de Midões
2024-07-17
AMA inaugura novo e moderno Espaço Cidadão na Freguesia de Póvoa de Midões
2024-07-17
A freguesia de Póvoa de Midões recebeu o Espaço Cidadão número 893. Este Espaço oferece um serviço de proximidade à população, graças a um investimento de 15 mil euros da autarquia, em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e a AMA - Agência para a Modernização Administrativa.
O evento de inauguração contou com a presença do Secretário de Estado da Modernização e Digitalização, Alberto Rodrigues da Silva, e com a vogal do Conselho Diretivo da AMA, Mónica Letra.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação
AMA e NOVA FCT assinam protocolo para criação do primeiro Espaço Cidadão numa universidade
2024-07-16
AMA e NOVA FCT assinam protocolo para criação do primeiro Espaço Cidadão numa universidade
2024-07-16
A AMA – Agência para a Modernização Administrativa e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa | NOVA FCT assinaram hoje um memorando de entendimento para a criação do primeiro Espaço Cidadão numa instituição de ensino superior em Portugal. Este marco representa um passo significativo na prestação de serviços públicos em ambiente académico.
O Espaço Cidadão, inserido na oferta de atendimento omnicanal da AMA, complementar à prestação digital de serviços públicos, visa centralizar vários serviços de diferentes entidades num único ponto de atendimento, facilitando o acesso a serviços essenciais da administração central, local e de entidades privadas de interesse público. Este novo espaço na NOVA FCT permitirá aos estudantes, funcionários e à comunidade local tratar de diversos assuntos administrativos de forma mais rápida e eficiente.
Entre os serviços disponíveis no Espaço Cidadão da NOVA FCT estarão a renovação da Carta de Condução, a solicitação de nova senha ou caderneta predial junto da Autoridade Tributária, a apresentação de despesas junto da ADSE, questões relacionadas com emprego e formação profissional, a alteração da morada do Cartão de Cidadão, a solicitação do Cartão Europeu de Seguro de Doença e a adesão ao serviço Faturas Sem Papel, entre muitos outros.
Além da prestação de serviços, os Espaços Cidadão têm como objetivo a promoção da literacia digital, através do auto-atendimento assistido e via biometria com o qual se procura, de forma pedagógica, capacitar o cidadão a interagir digitalmente com a Administração Pública.
A abertura ao público deste Espaço Cidadão no Campus da Caparica, junta-se a uma rede que conta já com mais de 890 pontos de norte a sul do país localizados em Lojas de Cidadão, câmaras municipais, juntas de freguesia, bibliotecas e, agora, numa universidade. A abertura deste novo ponto na NOVA FCT representa um avanço importante para a descentralização e melhoria do acesso aos serviços públicos, e reflete o compromisso da AMA e desta instituição de ensino superior com a inovação e a excelência no serviço à população.
"Estamos muito entusiasmados com a assinatura deste protocolo que vai possibilitar a criação do primeiro Espaço Cidadão numa faculdade. Este memorando de entendimento marca um marco significativo não apenas para a nossa faculdade, mas para todo o ensino superior em Portugal", refere José Júlio Alferes, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa | NOVA FCT.
Sofia Mota, Presidente da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, reforça que "a expansão da rede de Espaços Cidadão, em locais que oferecem maior conveniência e acessibilidade aos cidadãos, é uma prioridade em linha com o novo modelo de atendimento, em desenvolvimento pela AMA, que tem por objetivo integrar os atuais canais de atendimento (digitais e presenciais) para que forneçam um atendimento rápido, eficiente e uma experiência melhorada no acesso aos serviços."
A abertura do Espaço Cidadão na NOVA FCT deverá decorrer até janeiro de 2025, seis meses depois da assinatura deste protocolo entre a faculdade e a AMA.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação
AMA leva serviços públicos digitais ao NOS Alive
2024-07-10
AMA leva serviços públicos digitais ao NOS Alive
2024-07-10
Este ano, os festivaleiros não precisam de levar carteira para o NOS Alive. Pela primeira vez, a AMA – Agência para a Modernização Administrativa marca presença no maior festival de música do país para transformar a interação com os serviços públicos através das soluções digitais ID.GOV e Chave Móvel Digital (CMD).
Comprometida em garantir que os serviços públicos sejam acessíveis a todos os cidadãos, incluindo os que estão no NOS Alive, a AMA apresenta o Espaço Cidadão, onde os festivaleiros podem resolver questões importantes de forma rápida e eficiente, rentabilizando o tempo no recinto.
No festival, a AMA promove a adesão à carteira digital ID.GOV e à CMD, ferramentas essenciais que, além do acesso online aos serviços públicos, permitem ao cidadão guardar no seu smartphone, consultar e partilhar, em qualquer momento, os dados dos seus documentos de identificação que estejam disponíveis na aplicação com a mesma validade legal dos documentos físicos.
O Espaço Cidadão no NOS Alive surge com o objetivo de proporcionar aos festivaleiros a oportunidade de realizar serviços públicos de forma rápida e eficiente diretamente no local. No stand, localizado junto ao palco Coreto, os festivaleiros vão ter a oportunidade de realizar serviços públicos como renovação do Cartão de Cidadão (CC) para maiores de 25 anos (por expiração do prazo de validade), pedido de alteração de morada e pedido do Cartão Europeu de Saúde.
Na vanguarda da modernização dos serviços públicos e trazendo soluções inovadoras diretamente aos cidadãos, no Espaço Cidadão da AMA será possível ter uma experiência de auto-atendimento guiado e realizar serviços via biometria.
Estas soluções digitais, que transformam a forma como os cidadãos interagem com o Estado, facilitando o acesso e a utilização dos serviços públicos, estão alinhadas com o novo modelo de atendimento, em desenvolvimento pela AMA. Este novo modelo tem por objetivo integrar os atuais canais de atendimento (digitais e presenciais) para que forneçam um atendimento rápido, eficiente e uma experiência melhorada no acesso aos serviços.
A AMA reforça assim o seu compromisso com a proximidade aos cidadãos, oferecendo apoio personalizado durante o NOS Alive. Os festivaleiros podem conhecer de perto os serviços da AMA e descobrir como estas soluções podem simplificar o seu dia a dia.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação
Serviço Público de Notificações Eletrónicas disponível no âmbito dos fundos europeus
2024-06-27
Serviço Público de Notificações Eletrónicas disponível no âmbito dos fundos europeus
2024-06-27
Foi celebrado entre a Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C, IP) e a Agência para a Modernização Administrativa, I.P., o protocolo de adesão ao Serviço Público de Notificações Eletrónicas (SPNE). Este protocolo permitirá à AD&C, I.P, às Autoridades de Gestão aderentes, incluindo o PESSOAS 2030, bem como aos organismos intermédios e aos beneficiários (ou candidatos a beneficiários), a utilização deste serviço.
Dando cumprimento ao disposto no Decreto-Lei n.º 20-A/2023, de 22 de março em matéria de notificações e comunicações (artigos 8.º e 35.º n.º 4), as notificações aos candidatos a fundos europeus, sejam pessoas singulares e coletivas, públicas e privadas, devem ser realizadas através do SPNE associado à Morada Única Digital (MUD), salvo indicação contrária expressa pelos candidatos ou beneficiários.
Com a assinatura do documento, o SPNE passará em breve a ser utilizado para notificar os candidatos e os beneficiários dos apoios do Fundo Social Europeu Mais, através do PESSOAS 2030. Os beneficiários dos apoios, potenciais ou efetivos, que sejam considerados elegíveis (Sociedades Anónimas e por quotas, Cooperativas, Empresários em nome individual, Organismos da Administração Pública, Central e Local) podem também aderir ao SPNE.
Esta medida reforça o compromisso do Programa com a eficiência, transparência e simplificação no acesso e gestão dos fundos europeus, promovendo um ambiente mais integrado, acessível e digital, para todos.
Os serviços foram disponibilizados às 27 entidades envolvidas, em 20 de Junho de 2024.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação