Asset Publisher
Ciclo de workshops: Transformação Digital na Administração Pública
2023-01-23
Ciclo de workshops: Transformação Digital na Administração Pública
2023-01-23
Irá decorrer no próximo dia 25 de janeiro, às 11h00, o primeiro workshop dedicado ao tema «Diagnosticar sítios Web com validadores automáticos: amostra, diagnóstico e correção», organizado pela Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA), no Campus APP, em Lisboa.
A sessão será presencial e aberta a todas as áreas governativas, nomeadamente a técnicos de UX, UI, programadores e editores, que têm por responsabilidade desenvolver e manter sítios Web, na qual será apresentado um conjunto de ferramentas automáticas de validação dos requisitos WCAG 2.1 desenvolvidos pela AMA, mas também um dos motores de análise mais usados em todo o mundo: o aXe da DeQue.
A Estratégia para a Transformação Digital da Administração Pública prevê que até final de 2023, 90% dos sítios Web Portugueses tenham o Selo de Usabilidade e Acessibilidade afixado, meta definida para o objetivo estratégico 1.4 – Promover a inclusão através dos serviços digitais garantindo a sua usabilidade e acessibilidade.
Para que este objetivo seja concretizado, as diversas áreas governativas terão de proceder à realização de avaliações e respetivas correções dos seus conteúdos e interfaces Web. Durante esta sessão pretende-se abordar e apresentar, uma das formas mais rápidas de proceder a avaliações de práticas de acessibilidade Web, as ferramentas automáticas de validação.
Conheça a agenda e inscreva-se através do formulário https://forms.office.com/e/UsUHgYZKYt.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação
LabX colabora com a região do Algarve na criação da primeira plataforma regional para a redução do risco de catástrofes
2023-01-20
LabX colabora com a região do Algarve na criação da primeira plataforma regional para a redução do risco de catástrofes
2023-01-20
Decorreu hoje, dia 19 de janeiro, na sede da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), a cerimónia pública que formalizou a constituição da Plataforma Regional para a Redução do Risco de Catástrofes do Algarve. O evento contou com a presença da vogal do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA), Elsa Castro.
A criação desta Plataforma teve como parceiro metodológico, o LabX - Centro para a Inovação no Setor Público, unidade orgânica da AMA, que prestou apoio à equipa de projeto, constituída por técnicos da AMAL e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), durante as várias fases do projeto, numa abordagem inovadora, potenciando a cocriação e incutindo a adoção de competências e atitudes orientadas a um serviço público centrado nos cidadãos e no desenvolvimento.
A Plataforma, a primeira a nível regional, resultou do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto «Região Resiliente 2.0» e surge como solução para dotar o Algarve de um modelo de governança, para a integração mais eficaz das medidas de redução de risco de catástrofes, e tornar a região mais resiliente e adaptada às alterações climáticas.
Além da AMAL, assinaram o memorando de adesão à Plataforma a ANEPC, a Agência para a Gestão Integrada dos fogos Rurais (AGIF), a Universidade do Algarve, a GNR, a Safe Communities Portugal, a Águas do Algarve, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, a Associação do Turismo do Algarve e os 16 municípios da região.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação
Foi inaugurada a Loja de Cidadão de Felgueiras
2023-01-18
Foi inaugurada a Loja de Cidadão de Felgueiras
2023-01-18
Foi hoje inaugurada a Loja de Cidadão de Felgueiras, com a presença de Mário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização Administrativa, João Dias, Presidente do Conselho Diretivo da AMA, Elsa Castro, Vogal do Conselho Diretivo da AMA, e Nuno Fonseca, Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, entre outras individualidades.
Localizada no Mercado Municipal de Felgueiras, na Rua Leonor Rosa da Silva, a nova Loja, financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), contempla um Espaço Cidadão e serviços de atendimento da Autoridade Tributária e Aduaneira, do Instituto dos Registos e do Notariado, do Instituto do Emprego e Formação Profissional e do Instituto da Segurança Social.
Neste momento, são 66 as Lojas de Cidadão por todo o País. Trata-se de uma rede de atendimento em constante expansão, à qual o PRR veio dar um impulso preponderante, com um total de quatro Lojas já abertas com o apoio deste plano.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação
id.gov: a Carteira Digital disponibiliza dois novos documentos
2023-01-17
id.gov: a Carteira Digital disponibiliza dois novos documentos
2023-01-17
O Cartão Jovem e o Cartão Único do Portuário são os novos documentos integrados na carteira digital, disponível na app id.gov.pt, a aplicação oficial de acesso a documentos digitais emitidos pelo estado português que permite, em qualquer momento, consultar, guardar e partilhar, os documentos de identificação.
Com a integração destes dois novos documentos, a carteira digital disponibiliza atualmente 10 documentos, ordenados por categorias, nomeadamente, identificação civil, automóvel, saúde, profissional e militar.
Rapidez, utilidade e comodidade são só algumas das vantagens associadas à utilização da aplicação id.gov, que agora passa a disponibilizar aos cidadãos mais jovens, dos 12 aos 30 anos, a possibilidade de terem, na sua carteira digital, o Cartão Jovem, dando assim acesso às vantagens e descontos que este cartão proporciona em Portugal e na Europa (mobilidade, alojamento, cultura, desporto, entre outros).
Na categoria Profissional é também disponibilizado um novo cartão, o Cartão Único do Portuário. O cidadão adiciona o cartão único do portuário, sendo apresentada a lista de portos para os quais detém autorizações.
Para além do acesso aos documentos, a aplicação permite, através de um código de verificação (QR Code), confirmar a sua autenticidade. Sendo uma verdadeira carteira digital que reúne os principais documentos de identificação com a mesma validade legal dos documentos físicos.
Premiada a nível nacional e internacional, permitindo que Portugal integre a lista restrita de países que disponibilizam estas funcionalidades associadas à identificação eletrónica, desde o seu lançamento, a app id.gov regista mais de 1,5 milhões de downloads.
O id.gov.pt é uma aplicação móvel pública desenvolvida pela Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA). A integração destes dois novos cartões na aplicação, foi financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência e resulta de um trabalho conjunto da AMA, Movijovem – Mobilidade Juvenil e da APP – Associação dos Portos de Portugal.
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação
Portugal sobe 10 posições no Open Data Maturity Report
2023-01-12
Portugal sobe 10 posições no Open Data Maturity Report
2023-01-12

Nos últimos 2 anos, os esforços de dinamização e promoção do ecossistema de dados abertos permitiram passar da categoria de «Iniciante» para a categoria de «Seguidor».
Agência para a Modernização Administrativa, I.P. | Comunicação