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SIMPLEX 2025: vote nas ideias que podem transformar os serviços públicos

SIMPLEX 2025: vote nas ideias que podem transformar os serviços públicos

Cidadãos têm a oportunidade de escolher as propostas que pretendem tornar a Administração Pública mais simples, próxima e eficaz

SIMPLEX 2025: vote nas ideias que podem transformar os serviços públicos 

 Encontra-se oficialmente aberta a fase de votação pública das propostas apresentadas no âmbito do SIMPLEX 2025. Até ao dia 15 de maio, todos os cidadãos maiores de idade, bem como cidadãos estrangeiros legalmente residentes em Portugal, podem votar nas sete ideias finalistas disponíveis na plataforma participa.gov.pt

Esta fase marca um momento decisivo para o envolvimento direto dos cidadãos na modernização dos serviços públicos. As propostas agora em votação refletem preocupações reais e sugestões concretas, realizadas pelos próprios cidadãos, para simplificar o seu relacionamento com o Estado. 

Apesar de distintas nos seus objetivos, as sete propostas finalistas partilham uma visão comum: a de tornar os serviços públicos mais simples, acessíveis e centrados nas necessidades da população. Estas ideias abrangem diferentes áreas de atuação do Estado, desde os cuidados sociais à mobilidade, da saúde à segurança social, passando pela comunicação autárquica e pelos serviços digitais. 

Entre as propostas a votação incluem-se a criação de uma bolsa de cuidadores formais de idosos, a digitalização da divulgação dos editais das autarquias e a simplificação do processo de legalização de viaturas importadas. Prevê-se ainda a integração da ficha de inspeção obrigatória na aplicação gov.pt e a emissão automática do Cartão Europeu de Seguro de Doença aquando da renovação do Cartão de Cidadão. Outras medidas passam pela criação de uma plataforma única para marcação de serviços públicos e pela disponibilização de simuladores de benefícios da Segurança Social, com o objetivo de facilitar o acesso à informação e aos serviços. 

O processo de auscultação inicial recolheu um total de 70 propostas, as quais foram depois avaliadas por uma comissão composta por representantes da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e das entidades competentes com base em critérios de viabilidade, impacto e relevância, tendo resultado nas sete propostas agora a votação. 

A votação decorre no participa.gov.pt, a plataforma dos processos participativos da Administração Pública. O acesso é feito través de autenticação via Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital, assegurando a integridade do processo. 

Espaço Cidadão Lab: o primeiro espaço-laboratório da rede de atendimento da administração pública

Espaço Cidadão Lab: o primeiro espaço-laboratório da rede de atendimento da administração pública

Nova geração de balcões públicos que combina tecnologia, experimentação e proximidade com o cidadão

Espaço Cidadão Lab: o primeiro espaço-laboratório da rede de atendimento da administração pública

Foi inaugurado, no campus da Nova SBE, o primeiro Espaço Cidadão Lab., uma nova geração de balcões públicos que combina tecnologia, experimentação e proximidade com o cidadão. A sessão contou com a presença da ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, da presidente da AMA, Sofia Mota, e do dean da Nova SBE, Pedro Oliveira, e assinalou também o 18.º aniversário da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) — celebrando quase duas décadas de inovação na Administração Pública. 

O Espaço Cidadão Lab. assume-se como o primeiro espaço-laboratório da rede de atendimento do Estado, com uma missão clara: inovar o modo como os serviços públicos são concebidos, testados e disponibilizados. Trata-se de um ambiente de experimentação em contexto real, onde novos serviços, produtos e soluções tecnológicas são validados diretamente com os utilizadores finais, antes da sua disseminação a nível nacional. Esta lógica de experimentação permite completar o ciclo de inovação — do desenho à implementação — com base em evidência prática e num processo colaborativo. 

Desenhado especificamente para responder ao perfil da comunidade académica e envolvente da Nova SBE, este espaço oferece um catálogo de serviços adaptado às suas necessidades e disponibiliza ferramentas digitais inovadoras como a aplicação gov.pt, quiosques de self-service e soluções de acessibilidade no atendimento. Para além da componente tecnológica, o Espaço Cidadão Lab. representa um novo modelo de colaboração institucional, promovendo o desenvolvimento de soluções integradas com os principais organismos prestadores de serviços públicos. 

A parceria com a Nova SBE reforça de forma exemplar a ligação entre inovação, academia e administração pública. Ao integrar a experiência prática dos serviços com o conhecimento gerado em ambiente académico, esta colaboração potencia a criação de valor mútuo: por um lado, facilita a aplicação de investigação a desafios reais da Administração Pública; por outro, proporciona à academia um terreno para o desenvolvimento de soluções com impacto social. 

Desde a sua criação, a 27 de abril de 2007, que a AMA tem liderado o processo de transformação digital da Administração Pública, promovendo uma relação mais simples, eficiente e acessível entre o Estado e os cidadãos. A rede de Espaços Cidadão, a autenticação com Chave Móvel Digital, a app gov.pt e a crescente desmaterialização de serviços são exemplos desse percurso. O lançamento do Espaço Cidadão Lab. representa a evolução natural deste trabalho e reafirma o compromisso da AMA com a inovação contínua e a melhoria dos serviços públicos, colocando sempre o cidadão no centro da experiência.

Coaching 4.0: candidaturas encerradas

Coaching 4.0: candidaturas encerradas

Serão atribuídos 2000 vales, representando um investimento significativo no reforço da competitividade e da inovação das PME nacionais

Coaching 4.0: candidaturas encerradas

O número máximo de candidaturas ao Coaching 4.0 foi atingido em menos de 24 horas, refletindo o forte interesse das micro, pequenas e médias empresas (PME). A iniciativa gerida pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), com delegação de competências do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, tem como principal objetivo apoiar a transição digital do tecido empresarial português.

Cada vale tem um valor de 10 mil euros e destina-se exclusivamente à contratação de serviços de desenvolvimento digital prestados por entidades devidamente acreditadas no âmbito da medida. No total, serão atribuídos 2000 vales, representando um investimento significativo no reforço da competitividade e da inovação das PME nacionais.

Para mais informações, consulte: gov.pt – vales Coaching 4.0.