Web Content Display (Global)

AMA leva serviços públicos ao NOS Alive com stand gov.pt

AMA leva serviços públicos ao NOS Alive com stand gov.pt

A presença no NOS Alive reforça a missão da AMA de levar os serviços públicos aos cidadãos em contextos informais e de grande afluência

AMA leva serviços públicos ao NOS Alive com stand gov.pt 

A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) marca presença no NOS Alive 2025, que decorre de 10 a 12 de julho no Passeio Marítimo de Algés. Com o objetivo de aproximar os serviços públicos dos cidadãos e promover a transformação digital da Administração Pública, a AMA volta a integrar o festival, desta vez com o stand gov.pt, um espaço inovador que permite aos festivaleiros aceder a serviços públicos digitais de forma rápida, cómoda e eficiente. 

Situado na zona do Palco Coreto, o espaço gov.pt oferece aos visitantes a oportunidade de resolver assuntos do quotidiano enquanto desfrutam do ambiente do festival. Com o apoio de uma equipa especializada, será possível tratar de questões como a renovação do Cartão de Cidadão, alteração de morada, ativação da Chave Móvel Digital, consulta de dados pessoais, adição de documentos à app gov.pt, renovação da carta de condução, entre outros. 

A presença no NOS Alive reforça a missão da AMA de levar os serviços públicos aos cidadãos em contextos informais e de grande afluência, contribuindo para a inclusão digital e a modernização da Administração Pública. Ao transformar o tempo de lazer numa oportunidade útil, a AMA promove também a literacia digital e a proximidade entre o Estado e os cidadãos, num ambiente de música, cultura e participação. 

Com esta iniciativa, a AMA continua a apostar na presença em eventos de grande visibilidade e impacto social, aproximando os serviços públicos da realidade do dia a dia dos portugueses - onde quer que eles estejam. 

Palmela reforça proximidade com população através da nova Loja de Cidadão Móvel

Palmela reforça proximidade com população através da nova Loja de Cidadão Móvel

Reforço da oferta de serviços da Administração Central e Municipal, melhorias ao nível dos equipamentos e do espaço dedicado ao atendimento dos cidadãos

Palmela reforça proximidade com população através da nova Loja de Cidadão Móvel 

A nova Loja de Cidadão Móvel de Palmela entrou em funcionamento no dia 2 de julho, disponibilizando não só uma oferta mais alargada de serviços da Administração Central e Municipal, como também melhorias significativas ao nível dos equipamentos e do espaço dedicado ao atendimento dos cidadãos.

Dotada de tecnologia de ponta, esta viatura itinerante permite um atendimento mais estável e eficiente, assegurando maior conforto e celeridade na prestação dos serviços. Para além dos serviços já disponibilizados, como os pedidos e renovações do Cartão de Cidadão, a ativação da Chave Móvel Digital e os apoios da Segurança Social, a nova viatura passa a oferecer um leque mais abrangente de serviços, aproximando a Administração Pública das freguesias, com especial enfoque nas zonas rurais e nas populações com menor acesso digital.

Este projeto resulta da parceria entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), e o Município de Palmela, reforçando o compromisso com uma Administração Pública mais acessível, inclusiva e moderna. 

Mestres do Digital continua a capacitar cidadãos em todo o país

Mestres do Digital continua a capacitar cidadãos em todo o país

Programa promovido pela AMA reforça compromisso com a inclusão digital

Mestres do Digital continua a capacitar cidadãos em todo o país

O programa "Mestres do Digital – Segurança em Cada Clique", promovido pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e integrado no Plano de Ação 2025-2026 da Estratégia Digital Nacional, continua a reforçar o seu compromisso com a inclusão digital, a promoção da segurança online e o aumento da autonomia dos cidadãos na utilização dos serviços públicos digitais.

Desde a primeira sessão, realizada a 11 de fevereiro de 2025, no Espaço Cidadão de Ponte do Rol, em Torres Vedras, o programa já chegou a diversos públicos, desde o mais jovem até ao sénior, tendo passado por localidades como Fátima, Gouveia, Campo Maior e Albufeira. Até ao momento, já participaram mais de 300 pessoas nestas ações, o que evidencia o interesse e a necessidade crescente de capacitação digital em todo o país.

Durante as formações, os participantes podem aprofundar os seus conhecimentos sobre cibersegurança, explorar o potencial das ferramentas digitais ao serviço dos cidadãos e conhecer melhor soluções essenciais como a Chave Móvel Digital (CMD) e a aplicação gov.pt. O objetivo principal do programa é capacitar os cidadãos para uma utilização segura, autónoma e confiante dos serviços públicos digitais, promovendo uma sociedade digitalmente mais inclusiva e informada.

O programa encontra-se atualmente em fase piloto em 20 Espaços Cidadão, prevendo-se a sua expansão a toda a rede nacional até ao final de 2026. As sessões mais recentes, dinamizadas pela Academia AMA, apostaram em atividades práticas e envolventes, desenhadas para superar barreiras e desfazer preconceitos.

A participação tem superado as expetativas, com uma adesão entusiástica e índices de satisfação superiores a 85%. Muitos participantes têm levado os conhecimentos adquiridos para as suas comunidades, multiplicando o impacto da iniciativa. Para complementar as sessões, a Academia AMA criou também o "Guia da Família Digital", um recurso pedagógico fundamental disponível online, que apoia a utilização segura e eficaz das tecnologias digitais no quotidiano das famílias.

Com esta iniciativa, a AMA reforça o seu compromisso em garantir que todos os cidadãos tenham acesso às competências digitais necessárias para acompanhar a evolução dos serviços públicos, promovendo assim a inclusão e a literacia digital em Portugal.