A Chave Móvel Digital é uma forma simples e segura de autenticação em vários sites públicos e privados, apenas com um número de telemóvel e um PIN de 4 dígitos. A sua ativação é importante, uma vez que praticamente todos os sites que disponibilizam serviços públicos (incluindo o ePortugal) adotam este novo sistema de autenticação.
 
Trata-se de um método mais simples (uma senha para todos os sítios), mais seguro (código enviado por sms ou e-mail) e mais cómodo (sem deslocações e tempos de espera). A ativação da Chave Móvel Digital pode ser efetuada online, por biometria, ou presencialmente, numa Loja ou Espaço Cidadão.
 
Ative a sua Chave Móvel Digital (CMD):
  • Online, em autenticação.gov.pt, com Cartão de Cidadão e respetivo PIN
  • Biometria, através da aplicação móvel autenticação.gov. ou por videochamada, com reconhecimento facial;
  • Presencialmente, sem necessidade de qualquer PIN, num Espaço Cidadão ou num Espaço Empresa.
Principais serviços para os cidadãos:
  • Finanças, marcação de consultas médicas, segurança social direta, registo criminal online, registo da carta de condução, escola 360º, registo de nascimento, todos os serviços disponíveis no ePortugal, entre muitos outros.

Principais serviços para empresas:

  • Criação e registo de empresas, marcação na hora, certidões, segurança social, estabelecimentos comerciais e industriais, registo de alojamento local, mediação mobilária, entre muitos outros.
 
Para mais informações sobre a CMD, consulte o site: www.autenticacao.gov.pt.
 
Para efeitos de integração com o autenticação.gov e com a Chave Móvel Digital (CMD), consulte Autenticação.gov.
 
CMD: A chave que abre todas as portas!