O gov.pt é o novo portal único de acesso a serviços digitais que vem substituir o ePortugal, posicionando-se como o principal ponto de entrada para serviços públicos digitais em Portugal.
O gov.pt foi criado com o objetivo de proporcionar uma nova e melhorada experiência digital, alinhada com o Ágora Design System, o referencial gráfico português para serviços públicos digitais. O portal, composto por mais de 5.000 páginas, apresenta uma nova experiência de navegação e utilização, mais simples, intuitiva e construída com base num processo de investigação e entrevistas incluindo entrevistas a pessoas representativas de várias faixas etárias, graus de literacia, geografia e necessidades especiais.
A marca gov.pt será associada a uma contínua melhoria da experiência de navegação e incorporação de novas funcionalidades, com a aposta clara numa interface simplificada e otimizada para pesquisa, permitindo aos cidadãos encontrarem rapidamente os serviços de que necessitam.
Este novo portal, surge no contexto da implementação das novas regras sobre serviços digitais da Administração Pública, recentemente publicadas em Diário da República, utilizando como referência o Mosaico - o Modelo Comum de Portugal para o desenho e desenvolvimento de serviços públicos digitais. A adoção do gov.pt marca também a transição para um sistema de atendimento omnicanal, que integra serviços presenciais e digitais, mais acessíveis e centrados no cidadão e na empresa.
Trata-se de um canal digital privilegiado de acesso à informação e à prestação de serviços públicos, estando otimizado para ser utilizado através de qualquer dispositivo, seja computador, smartphone ou tablet.
Destacando-se também pelo seu cariz inovador, o Portal é adaptável ao utilizador e totalmente personalizável, permitindo a alteração de menus e cores que tornem a experiência de navegação amigável e ajustada às necessidades de cada um.
Com o gov.pt, as fichas de serviços mais relevantes para cidadãos e empresas foram revistas para tornar a sua linguagem mais simples e clara, e o conjunto de serviços e aplicações também cresceu, destacando-se o Mapa de Cidadão, com georreferenciação de todos os serviços do Estado, a Agenda de Cidadão, a Bolsa de Documentos e as Certidões Online.
O gov.pt disponibiliza também o Sigma, um assistente virtual. Trata-se de um chat bot que permite o esclarecimento rápido de dúvidas, servindo de apoio à navegação, e que poderá também ser encontrado no Facebook. Com a ajuda do Sigma pode, por exemplo, efetuar o serviço de alteração de morada.