A ENTI (Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes) visa transformar dados em ação, facilitando a vida das pessoas e das empresas através dos dados, numa gestão eficiente e sustentável do território, tendo por base a inovação e a transparência.

É uma medida prevista no Pilar III – Digitalização do Estado, do Plano de Ação para a Transição Digital, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril, e no Programa do XXIII Governo Constitucional, enquanto medida catalisadora da transição digital, no âmbito da sociedade digital, da criatividade e da inovação, enquanto desafio estratégico.

 

Notícias

  • 18.10.2024 - Abertas as inscrições para Ações de Capacitação em Territórios Inteligentes - Início a 29 de outubro

Encontram-se abertas as inscrições para a Capacitação em Territórios Inteligentes, promovida pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e organizada pelo Instituto Nacional de Administração (INA), em parceria com a NOVA Information Management School (NOVA IMS).

Este programa de formação é uma oportunidade única para capacitar decisores, dirigentes e técnicos da administração pública com as mais avançadas ferramentas para uma gestão eficiente e sustentável dos territórios.

Permitirá ainda orientar a administração pública local na elaboração dos Planos de Ação Local, os quais constituem um requisito para beneficiarem de financiamento no âmbito do Aviso N.º 01/C19-i08/2024: "Aquisição e desenvolvimento de Plataformas de Gestão Urbana".

O 1º Módulo desta formação, terá início já no próximo dia 29/10.

Inscreva-se e consulte o calendário.

 

  • 18.10.2024 - Disponibilização de Clausulas Técnicas tipo para a Aquisição de Plataformas de Gestão Urbana, Plataformas Verticais e Sensores

Já se encontra disponível o documento que define um conjunto de cláusulas técnicas tipo para a aquisição de Plataformas de Gestão Urbana, Plataformas Verticais e Sensores.

Este documento visa apoiar o trabalho das entidades da administração pública local na elaboração dos cadernos de encargos para aquisição das referidas plataformas e equipamentos e deverá ser respeitado no âmbito do Aviso N.º 01/C19-i08/2024: "Aquisição e desenvolvimento de Plataformas de Gestão Urbana".

Poderá consultar o documento aqui.

 

  • 16.09.2024 - Aviso N.º 01/C19-i08/2024 "Aquisição e desenvolvimento de Plataformas de Gestão Urbana"

Foi lançado o Aviso N.º 01/C19-i08/2024 "Aquisição e desenvolvimento de Plataformas de Gestão Urbana" que irá financiar a Administração Pública Local (APL) na aquisição e desenvolvimento de novas Plataformas de Gestão Urbana (PGU), evolução das PGU existentes, aquisição de plataformas verticais, entre outros serviços de suporte à sua atividade no âmbito dos Territórios Inteligentes.  

As respetivas candidaturas poderão ser submetidas até ao dia 31 de outubro, inclusive. 

Poderá consultar toda a informação sobre o aviso aqui.

 

  • 19.09.2024 - Concurso Publico Internacional, procedimento n.º 127/2024/EMCPGC/ETI

Foi aberto o Concurso Publico Internacional, procedimento n.º 127/2024/EMCPGC/ETI, para aquisição de serviços de desenvolvimento, alojamento e manutenção do Portal dos Territórios Inteligentes.

O Portal dos Territórios Inteligentes destina-se ao público em geral e a parceiros da comunidade. Este Portal será um repositório central de informação essencial ao ecossistema nacional onde serão agregadas informações, sobre boas práticas, referências técnicas, fontes de financiamento e legislação aplicável, assim como promover a colaboração entre vários atores (administração local/regional, academia, empresas e cidadãos) de modo a fomentar a inovação, sustentabilidade, partilha de conhecimentos e cocriação dos Territórios Inteligentes.

A data limite da entrega das propostas é o dia 19 de outubro

As peças do procedimento encontram-se disponíveis na plataforma acinGov com o nº de procedimento CPI/127/2024.

 

Mais informação ENTI:


Contacto:
territorios.inteligentes@ama.pt